Uma das preocupações na hora de criar um projeto é a utilização de materiais que, além de possuírem alta qualidade e atenderem as necessidades do cliente, também sejam duráveis, garantindo assim o conjunto da obra por muito mais tempo.
Quando o alumínio não receber nenhum tratamento, acaba adquirindo manchas e até mesmo um aspecto escuro ao longo do tempo. Para que o material possua maior durabilidade e isso não ocorra, alguns processos são recomendados, como a anodização do alumínio ou a pintura eletrostática.
PINTURA ELETROSTÁTICA
Este processo de pintura é utilizado para revestir aço, ferro, alumínio e outros metais com uma película de polímero termo-endurecível colorido. Para isso, a tinta recebe uma carga elétrica oposta ao produto, fazendo com que a tinta se fixe ao objeto em questão sem manchas, bolhas ou demais falhas que habitualmente acontecem em métodos tradicionais de pintura.
Por isso, este tipo de pintura acaba sendo ideal para esquadrias, janelas, portas, portões e demais produtos fabricados em alumínio. Com uma duração média de cinco anos, este tipo de pintura oferece um acabamento liso espelhado.
Dentre as vantagens da pintura eletrostática, destacamos:
– Resistência as mudanças do clima;
– Fixação em locais e cavidades de difícil acesso;
– Resistência a corrosão, produtos químicos e manchas;
– Inúmeras possibilidades de utilização de cores e acabamentos;
– Extraordinária aderência e flexibilidade;
– Por não utilizar solvente, não agride ao meio ambiente;
ANODIZAÇÃO DO ALUMÍNIO
Diferente da pintura eletrostática, que consiste em um processo de pintura em que a tinta recebe uma carga elétrica oposta ao produto, fazendo com que a tinta se fixe ao objeto em questão sem manchas, bolhas ou demais falhas que habitualmente acontecem em métodos tradicionais de pintura, a anodização do alumínio consiste em um processo químico de oxidação forçada, envolvendo ao alumínio com uma película protetiva que aumenta a durabilidade do material.
Dentre os processos de anodização de alumínio mais utilizados, tem-se o de aspecto fosco natural, fosco ácido, preto e tons de bronze. Entretanto, para fins estéticos, já é possível encontrar anodizados coloridos, os quais podem ser escovado, jateado, polido ou até mesmo lixado.
É importante destacar que, um dos pontos mais altos desse tipo de processo é que, além de possibilitar maior durabilidade do produto, a anodização consiste em um método seguro e ecológico, pois não possui solvente nem metais pesados.
Bacana, não é mesmo? Agora confira em nossa galeria de produtos uma diversificação incrível da aplicação da pintura eletrostática e do aço anodizado: http://siaglass.com.br/produtos/